Projetos
Políticas Públicas
Modelo para desenvolvimento de tecnologias para avaliar e medir a amplitude e a profundidade do fosso digital no Brasil
Descrição:
Em função da ausência de um conjunto completo de medidas e modelos robustos para avaliar a exclusão digital no Brasil, este projeto consiste no desenvolvimento de um modelo, baseado em um conjunto de indicadores extraídos a partir de fenômenos sociais, que permitam que especialistas produzam diagnósticos analíticos fundamentados em aspectos econômicos, sociais e institucionais que sirvam de base para a construção de políticas públicas para acesso às TICs.
Programa Nacional de Apoio a Inclusão Digital nas Comunidades - TELECENTROS.BR Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital: Pólo Regional Norte
Descrição:
Este projeto apresenta a proposta de criação do Polo Regional Norte de formação para inclusão digital, a partir da experiência de um consórcio de Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado do Pará que atuam de forma integrada e conveniada através da Universidade Aberta do Brasil UAB. A proponente é a Universidade Federal do Pará (UFPA), maior Instituição de Ensino e Pesquisa da Região Norte. O objetivo é formar os monitores dos telecentros das iniciativas participantes do Programa Telecentros.BR da respectiva região Norte do Brasil, implementando regionalmente, nos aspectos operacionais e metodológicos, o Curso de Formação de Monitores do Telecentros.BR A presente proposta foi selecionada mediante o Aviso de Chamamento Público Nº 02/2010 para constituir o correspondente Pólo Regional da Rede de Formação, e será responsável pela implementação do Curso de Formação de Monitores do Telecentros.BR em sua região de atuação.
Planejamento e análise de desempenho de tecnologias de acesso para inclusão digital utilizando a infra-estrutura de telecomunicações do programa navegapará: estudo baseado em aplicações de t-learning
Descrição:
Este projeto apresenta estratégias de planejamento voltadas à investigação de cenários de telecomunicações possíveis dentro da região amazônica, com o objetivo de possibilitar a efetivação de aplicações de cunho sócio-econômico (por exemplo, Educação a Distância EAD), de forma a contribuir com o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
PROCAD Novas Fronteiras
Descrição:
Planejamento e análise de desempenho de tecnologias de acesso para inclusão digital utilizando a infra-estrutura de telecomunicações do programa Navegapará: estudo baseado na implementação de novas tecnologias de acesso, objetivando otimização, escalabilidade e qualidade dos serviços da rede.
Um framework para desenvolvimento e disponibilização de aplicações interativas para SBTVD: Um estudo de caso em Telesaúde utilizando a infraestrutura de telecomunicações do Navegapará como canal de retorno
Descrição:
A partir da implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital – SBTVD surgiram inúmeras possibilidades de aplicações que não se restringem apenas à melhoria de qualidade áudio-visual. A finalidade precípua do processo de implantação do SBTVD é prover um padrão que proporcione tanto a transmissão de vídeo com alta qualidade quanto à "inclusão digital" para parte da população que vive hoje à margem da "sociedade da informação". Neste cenário, o SBTVD é um recurso fundamental, já que visa a disponibilizar um padrão capaz de proporcionar serviços, como: telessaúde, teleducação, além de interatividade para, por exemplo, realizar enquetes, compras on-line e videoconferência. Entretanto, atualmente, ainda há um conjunto de entraves quanto à disponibilização de conteúdo e implementação de canal de retorno para o usuário final do SBTVD, notadamente em regiões com pouca infraestrutura de telecomunicações. Este projeto apresenta uma alternativa conjunta para viabilizar a implementação de um repositório público de aplicações interativas (denominado Ginga AppStore), aliada à elaboração de um protótipo de arquitetura para canal de retorno, a partir da rede pública do NAVEGAPARÁ. Como estudo de caso, apresenta-se uma aplicação típica de telessaúde (ZéGotinhaTV) para controle de vacinação, que possibilita o desenvolvimento futuro de suporte à decisão para políticas de saúde pública.
Projeto de um sistema de banco de dados que integre as bases de dados dos postos de vacinação via TV Digital utilizando como canal de retorno a infra-estrutura do NavegaPará
Descrição:
A partir da implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital - SBTVD, surgiram inúmeras possibilidades de aplicações que não se restringem apenas a melhoria de qualidade áudio-visual. A finalidade precípua do processo de implantação do SBTVD é prover um padrão que proporcione tanto a transmissão de vídeo com alta qualidade quanto a "inclusão digital" para parte da população que vive hoje à margem da "sociedade da informação". Neste cenário, o SBTVD é um recurso fundamental, já que visa disponibilizar um padrão capaz de proporcionar serviços, como: telessaúde, teleeducação, além de interatividade para realizar, por exemplo: enquetes, compras on-line, videoconferência, e etc. Entretanto, atualmente ainda há um conjunto de entraves quanto à disponibilização de conteúdo e implementação de canal de retorno para o usuário final do SBTVD, notadamente em regiões com pouca infra-estrutura de telecomunicações. Este projeto apresenta uma alternativa conjunta para viabilizar a implementação de um repositório público de aplicações interativas (denominado Ginga AppStore), aliada à elaboração de um protótipo de arquitetura para canal de retorno, a partir da rede pública do NAVEGAPARÁ. Como estudo de caso, apresenta-se uma aplicação típica de telessaúde (ZéGotinhaTV) para controle de vacinação, que possibilita o desenvolvimento futuro de suporte à decisão para políticas de saúde pública.
Investidores