Projetos
Saúde
Proposta de cooperação entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Pará nas áreas de tecnologia da informação e comunicação
Descrição:
A necessidade do levantamento de indicadores que possam aferir o acesso e a efetividade do atendimento do governo na área da saúde, princípios básicos do SUS, tem sido alvo de grande atenção por parte do Ministério da Saúde. Desta forma, este projeto visa desenvolver modelos matemáticos e de inteligência computacional visando à descoberta de padrões e indicadores que abalizem os usuários de níveis decisórios nas ações da Sala de Gestão.
Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde do Estado do Pará: análise e sistematização de recursos tecnológicos utilizados a apoio à gestão de sistemas ao ensino de trabalhadores em diferentes contextos do SUS.
Descrição:
O Projeto Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde do Estado do Pará tem como produto o sistema computacional denominado de Observatório da Saúde. Através deste sistema é possível visualizar informações relacionadas a agravos, indicadores da Rede Interagencial de Informações para a Saúde - RIPSA, Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde CNES, SIM, SINAM e SINASC e demais bancos de dados do Sistema de Saúde. O objetivo principal do Observatório da Saúde é dar agilidade e comodidade tanto para quem precisa da informação quanto para aquele que as alimenta. O Observatório da Saúde é dotado de um avançado esquema de armazenamento de dados, capaz de guardar grandes volumes de informação a respeito dos indicadores de Saúde, mas não está limitado a estes. O diferencial mais importante do sistema é a forma de visualização das informações. É possível ter acesso aos dados de forma georeferenciada, ou seja, o sistema mapeia os eventos lá registrados e os mostra em um mapa, permitindo que o pesquisador ou a gestão possa saber a localização de um evento (Caso de Malária, Caso de Hepatite, construção de Hospital etc). Somado a isto, o sistema dispõe de um intuitivo esquema de alimentação que torna fácil para o detentor dos dados armazená-los e, em seguida, disponibilizá-los ao público.
Projeto de Informatização do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza - HUBFS
Descrição:
O projeto visa: Projetar e implementar um Sistema de Prontuário Eletrônico e Gestão Administrativa para o HUBFS; Projetar e Implementar a rede interna (cabeada e sem fio); Integrar Sistema de Prontuário Eletrônico e o de Gestão Administrativa à rede, possibilitando o acesso universal; Projetar e implementar um sistema de suporte à decisão para planejamento da administração; Realizar treinamentos básicos e específicos em TI.
Empreendedorismo Social
Modelo de Inteligência Computacional para a Realização de Inferências e Análise de Indicadores
Descrição:
O objetivo primordial deste projeto é estabelecer métodos e modelos computacionais para a análise de dados e indicadores provenientes de diversos setores como, por exemplo, saúde, educação, segurança pública, entre outros; tendo como base os dados e informações históricas disponíveis. Incorporando os algoritmos idealizados de modo a modernizar e tornar mais eficiente a gestão de usuários especialistas na tomada de decisões. Edital: Programa Paraense No 009/2008 Agência Financiadora: FAPESPA.
Projeto implantação de rede de sensores para manejo de rebanhos bufalinos
Descrição:
Implementação de redes de sensores sem fio e seu respectivo tratamento de dados na base gerada para fins de controle de rebanho bufalino. Projeto em parceria com a Embrapa-CPATU, financiado pelo FUNTEC-SECTAM-PA.
Tecnologia e Empreendedorismo no Centro de Recondicionamento de Computadores-Emaús: sustentabilidade pelo compartilhamento e colaboração em rede
Descrição:
As Atividades Curriculares de Extensão, de acordo com o Regulamento da Graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA), configuram-se em processos educativos, culturais e científicos que viabilizam a relação transformadora entre a universidade e a sociedade e se constituem em ações interativas com a comunidade externa à academia, visando a contribuir para o seu desenvolvimento social, cultural, científico, tecnológico e material. Estão alinhados com essa concepção de ações extensionistas, os projetos cujas metas visam reduzir a exclusão digital através do desenvolvimento e da difusão de novas tecnologias, em conjunto com a comunidade. Este projeto, inicialmente centrado no entorno do Movimento Emaús no Bengui, deve permitir ampliar as ações de capacitação através da aprendizagem em rede, favorecendo a interação com outros agentes sociais atuantes em infocentros de toda a região norte através das redes de computadores e das redes de formação para a inclusão digital. Como o projeto deve ser viabilizado em rede, através de diferentes instrumentos e recursos midiáticos, a abrangência deve ser inicialmente em torno do Movimento Emaús para em seguida expandir para as iniciativas de formação para inclusão digital e posteriormente para toda a rede nacional para inclusão digital, apoiada pelo Governo Federal através do MPOG/SLTI.
Direitos Humanos
Diagnóstico de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de empresas instaladas nos Distritos Industriais do Estado do Pará
Descrição:
Convênio de cooperação com a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Pará (CDI/PA) que tem por objetivo a realização de diagnóstico sobre o grau de informatização de comunicação de empresas instaladas em Distritos Industriais do Estado do Pará, com vistas a construir propostas de "oportunidades de melhorias", possíveis e economicamente viáveis, voltadas ao aprimoramento do processo produtivo e da competitividade de empresas instaladas nos Distritos Industriais de Belém, de Barcarena, de Ananindeua e de Marabá.
Investidores